O fotógrafo e escritor Marcelo Vinicius retrata com delicadeza e sensibilidade um casal homossexual.

Idade, etnia, religião ou sexo. Quando o assunto é amor, nada disso importa. Na série da exposição fotográfica intitulada “Amo como ama o amor”, o fotógrafo e escritor Marcelo Vinicius procura retratar com delicadeza e sensibilidade um casal homossexual, formado por duas garotas. Para tentar combater o preconceito e mostrar que um casal homossexual é exatamente igual a qualquer outro, Marcelo Vinicius procura desenvolver este projeto fotográfico para tratar de um tema que levanta questões atuais e sérias na nossa sociedade: homofobia, amor, preconceito e valores humanos.
Nas fotografias, Marcelo Vinicius pretende mostrar casais do mesmo sexo, um casal de garotas, de forma simples, romântica e alegre. “Sem banalidade, o objetivo é deixar claro que o que essas pessoas estão reivindicando é o mesmo que qualquer casal heterossexual busca: o direito de ser feliz”, destaca.

Segundo o fotógrafo, sua intenção é desconstruir a imagem de “romance ideal” apenas entre pessoas do sexo oposto e ampliar o imaginário popular acerca da ideia de romantismo. Por isso, o título do projeto é um trecho da citação do escritor poeta Fernando Pessoa que diz: “Amo como ama o amor”, que pode ser encontrado no texto: “Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”.

Essa exposição fotográfica pretende ser realizada junto ao lançamento do romance “Minha querida Aline” que tem a mesma temática: amor e homossexualidade, do também fotógrafo e escritor Marcelo Vinicius, em Feira de Santana, na Bahia. Assim, compondo um evento cultural que envolverá sarau literário, lançamento de livro, exposição fotográfica e palestra com o objetivo de reunir todas as pessoas dispostas a combater a homofobia e outras formas de opressão, na luta pela construção de um mundo livre da intolerância e do preconceito. Sem dúvida, uma excelente e nobre iniciativa!
Apoio - Este projeto tem apoio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), da Editora Photos, da Associação de fotógrafos Fototech e do Jornal Acorda Cidade.


