sábado, 23 de junho de 2012

Leonard Choen

 

 

 

 

Fotografia escultural de Szymon Roginski e Kasia Korzeniecka

 

 

 

Szymon Roginski e Kasia Korzeniecka juntaram-se para fotografar a colecção de Primavera/Verão de Ania Kuczynska, intitulada “O Mia O”. Poderia tratar-se de mais uma sessão fotográfica comum, com resultados comuns. Contudo, se a sessão fotográfica foi apenas mais uma, com modelos femininas enquadradas por um cenário rural ao ar livre, o resultado foi realmente original.

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© Szymon Roginski e Kasia Korzeniecka.

Em “O Mia O”, mais do que a colecção de moda da estilista, o que se destacou foi o trabalho dos fotógrafos. Inspirados pelo cubismo, segundo Kasia, procuraram tirar a bidimensionalidade à fotografia como outrora Picasso e Braque tiraram a bidimensionalidade à pintura.

Sendo assim, à primeira sessão fotográfica seguiu-se muito trabalho manual. Szymon e Kasia trataram e imprimiram as fotografias, divididas em dezenas de partes, com as quais criaram sólidos geométricos diversos, desde paralelepípedos e pirâmides, a dodecaedros. Montaram depois cada imagem como se de um puzzle se tratasse, criando autênticas esculturas fotográficas que oferecem perspectivas diferentes das modelos, das roupas e dos cenários.

As fotografias tornam-se mais materiais e corpóreas aos nossos olhos, conduzindo-nos para elas e dando-nos a sensação de entrar no cenário, de poder passear por lá, tocar a erva com os pés, conversar com a mulher que está sozinha a descansar ou imersa nos seus pensamentos. O dramatismo das imagens, com cenários de céus nublados e tons secos, característicos das fotografias de moda de Szymon, onde a mulher ora se destaca, ora se funde, tornando-se parte integrante do ambiente, é acentuado não só pelos rostos, ou serenos ou perturbados, mas pela tridimensionalidade e fragmentação das imagens.

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© Szymon Roginski e Kasia Korzeniecka.

As imagens, apesar de estáticas, ganham dinamismo com os jogos de luz e sombra, com os diferentes planos criados pela sobreposição dos sólidos e pela tensão produzida pelas diferentes direcções em que estes são colocados.

As fotografias das esculturas são então as imagens finais da colecção que, pela sua originalidade, divulgaram a estilista mesmo fora da área da moda e durante muito mais tempo do que a sua colecção permaneceu actual. Enquanto a moda é efémera, a arte permanece - e assim permaneceu este projecto.

Szymon Roginski e Kasia Korzeniecka têm por hábito colaborar em projectos fotográficos criativos e originais, de entre os quais “O Mia O”, “German Dogs” e “Ufostereo Box”. Para verem estes e outros projectos consultem o site Kasia & Szymon.

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© Szymon Roginski e Kasia Korzeniecka.

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© Szymon Roginski e Kasia Korzeniecka.

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Purple rain purple rain

 

 

 

I never meant 2 cause u any sorrow

I never meant 2 cause u any pain

I only wanted 2 one time see u laughing

I only wanted 2 see u laughing in the purple rain

Purple rain purple rain

Purple rain purple rain

Purple rain purple rain

I only wanted 2 see u bathing in the purple rain

I never wanted 2 be your weekend lover

I only wanted 2 be some kind of friend

Baby I could never steal u from another

Its such a shame our friendship had 2 end

Purple rain purple rain

Purple rain purple rain

Purple rain purple rain

I only wanted 2 see u underneath the purple rain

Honey I know, I know, I know times are changing

Its time we all reach out 4 something new

That means u 2

U say u want a leader

But u cant seem 2 make up your mind

I think u better close it

And let me guide u 2 the purple rain

Purple rain purple rain

Purple rain purple rain

If you know what Im singing about up here

Cmon raise your hand

Purple rain purple rain

I only want 2 see u, only want 2 see u

In the purple rain

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O poeta triste do rock

 

Ian Curtis, vocalista dos Joy Division, foi encontrado morto em Macclesfield, numa manhã de domingo, 18 de Maio de 1980. Tinha 23 anos. Havia cometido suicídio. Ian estava no momento envolvido nas gravações de um novo álbum, um novo single, e em vésperas de embarcar na primeira tournée internacional com a banda pela América...nascia o mito.

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© Ian Curtis, Joy Division, (Sergipe, Wikicommons).

Primeiro estranha-se, depois há um choque profundo na nossa alma, depois tudo se adoça perante a beleza sombria e crua dos poemas de Ian Curtis, acompanhados pelas melodias envoltas em neblina sonora, ritmo militar de bateria e um sentimento profundo em cada riff dedilhado. Não é fácil tornar a ser a mesma pessoa após conhecer esta extraordinária banda. E isso não é de todo, mau. De facto, é maravilhoso.

Tudo começou quando, em 1976, Ian Curtis conheceu os seus futuros colegas de banda num concerto dos Sex Pistols em Manchester. Eram eles : Bernard Sumner na guitarra, Stephen Morris na bateria e Peter Hook no baixo. Ofereceu-se para vocalista e compositor. Nasceram então os Warsaw, versão punk da futura banda, os Joy Division que viriam a durar de 1976 a 1980. São talvez, a banda mais famosa do post-punk. Editaram apenas dois álbuns, pela Factory, editora do famoso Tony Wilson. O álbum Unknown Pleasures de 1979 e Closer de 1980. No entanto, foi com o single Love Will Tears Us Apart lançado após a morte de Ian Curtis que se tornaram famosos.Passaram a figurar na história da música mundial.

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© Ian Curtis, Joy Division, (Michel Enkiri, foto de Phillipe Carly).

Ian sempre gostou de musica, de literatura, especialmente de poesia... desde pequeno. Com o surgimento do punk e do lema “Do it Yourself” (faz tu mesmo), a possibilidade para qualquer jovem amante de musica subir a um palco nunca foi tão real. As portas abriram-se nesse sentido e qualquer um poderia de facto, mesmo não sendo tecnicamente assombroso, ter uma banda e possível sucesso.

Não é o caso dos Joy Division, eles sabiam bem tocar e o que faziam. Conheceram-se desse modo ainda o punk vigorava e acabaram por ser pioneiros no que se seguiu : O post-punk. Uma resposta antagónica ao punk. De facto a musica dos Joy Division é intimista, mais virada para as emoções humanas, sombria, com melodias simples mas negras, profunda pela poesia das suas letras que tanto roçavam o auto-retrato da alma de Ian Curtis, mas ao mesmo tempo também podia ser dançável e enérgica. Alguns exemplos dessa obscuridade devastadora são as musicas : Decades e The Eternal do segundo e póstumo álbum Closer. Este álbum surge aliás, como uma coincidência macabra, visto que o próprio titulo, a art-work da capa principal ( Uma lápide do cemitério Staglieno,em Génova, Itália) e a sonoridade pesada parecem prever o que de facto iria acontecer : Ian enforcou-se na sua cozinha em Macclesfield, segundo a lenda ouvindo o álbum The Idiot de Iggy Pop.

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© Ian Curtis, Joy Division, (Michel Enkiri, foto da esquerda de Barry Plummer; foto da direita de Martin O'Neill).

Ian sofria de epilepsia. Nos anos 80 a cura para esta doença ainda passava muito pela combinação de vários medicamentos de modo a se descobrir a formula mais eficaz de controlo dos ataques. No entanto, além dos efeitos secundários, a doença não era de modo algum compatível com o modo de vida de “ rock star” que Ian levava. Após o sucesso do álbum Unknown Pleasures, em 1979, o primeiro da banda, a epilepsia de Ian começava a agravar-se em palco. Tanto que começa a tornar-se uma espécie de dança em transe espiritual para quem assistia...O público ignorava estes factos estando longe de imaginar que o que se passava na realidade é que ele tinha fortes crises epilépticas em plena actuação. A sua vida pessoal também era atribulada conhecendo-se a ligação extra-conjugal com Annik Honoré enquanto mantinha o casamento com Deborah Woodruff, casados quando ele apenas tinha 19 anos e ela 18 anos. Pelo meio nascera Natalie que tinha apenas um ano quando o pai partiu.

Existem sobre Ian actualmente centenas de biografias online, livros e até um filme bastante agraciado pela crítica : “Control” de Anton Corbijn. Control é um filme biográfico a preto e branco sobre a vida e a morte de Curtis, relatando os primórdios da banda e a sua vida conjugal até ao seu suicídio. Foi escrito a partir do livro da esposa de Ian, Deborah Curtis, intitulado Touching from a Distance. O filme estreou em 2007, abriu o Festival de Cannes desse ano com óptimas críticas ganhando pelo meio diversos prémios cinematográficos independentes.

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© Ian Curtis, Joy Division, (Michel Enkiri, foto de Pierre Rene Worms).

Os poemas de Ian Curtis são de uma beleza inebriante, por vezes chocante, de tão explicitamente nos confrontar com os seus medos, frustrações e desesperos e consequentemente, ir ao mais intimo de nós próprios. Além do inegável talento, este ser possuía uma voz de barítono inconfundível. Foi pioneiro como compositor, no sentido em que até ele, ninguém tinha exposto tais destroços emocionais como alienação, isolamento, um amor acabado... de maneira tão frontal. Atinge-nos como uma bofetada directamente ao coração. Após Jim Morrison, Ian Curtis foi provavelmente o seguinte poeta do Rock, mas mais amargurado, castigado pela doença, pela personalidade melancólica, pelos problemas conjugais e pelo crescente sucesso da banda. Ian é mais uma prova que a morte, infelizmente, engrandece.

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© Ian Curtis, Joy Division, (Michel Enkiri, foto de Harry Goodwin).

E enquanto tremia e gesticulava em palco, vestido de negro, olhos azuis brilhantes… assim cantava :

"Mother I tried please believe me,

I'm doing the best that I can.

I'm ashamed of the things I've been put through,

I'm ashamed of the person I am

Isolation"

"Mãe, eu tentei, por favor acredita em mim

Estou a fazer o melhor que posso

Tenho vergonha das coisas que tenho feito

Tenho vergonha da pessoa que sou

Isolamento"

Por fim, um clássico da banda, a música "Atmosphere" em sua memória

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terça-feira, 19 de junho de 2012

Charles Chaplin

 


(...) Minha fé é no desconhecido,

em tudo que não podemos compreender por meio da razão.

Creio que o que está acima do nosso entendimento

é apenas um fato em outras dimensões

e que no reino do desconhecido há uma infinita reserva de poder.

Charles Chaplin

Nick Cave & The Bad Seeds - Do You love Me Like I Love You? ( documentary )

Nick Cave & The Bad Seeds Live 2001 full concert video

NICK CAVE & THE BAD SEEDS LIVE IN LYON 2001

3 Doors Down - Here By Me (MTV/VH1 Version)

3 Doors Down - Here Without You

Solitude

Solitude...
Ficar a sós comigo, encarar meu sonhos,
frustrações, expectativas e ambições.
Olhar-me desnuda, perceber minhas "nuances",
dependência e influências.
Me permitir ser supreendida pela observação
sem que isso cause nenhuma alusão, nenhum
constragimento, por ser um momento íntimo,
de total envolvimento.
Me deixando estar silente posso perceber
o que vai na mente.
Me deixando estar sem ilusão, posso perceber
o que vai no coração.
E se torna um momento único, um presente, uma oração.


Patrícia Nascentes.