sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A IGREJA E SEUS SILÊNCIOS

Freira expulsa de convento por usar Facebook

A freira María Jesús Galán tornou-se conhecida por usar o Facebook. E foi o mesmo Facebook que a tornou ainda mais famosa ao motivar a sua expulsão do convento de Santo Domingo el Real, de Toledo, Espanha.

Freira expulsa de convento por usar Facebook

Há muito que Maria Jesús Galán tinha a paixão das tecnologias: e foi por essa paixão que, no passado, venceu a renitência das irmãs de convento com a compra de um computador, que haveria de servir de ponto de partida para a digitalização de quase todo o arquivo local.

Com o aparecimento da Internet, Galán foi ainda mais longe e passou a ter o secular hábito de navegar na Net e tirar partido do potencial das redes sociais.

Ao cabo de 35 anos de vida conventual, a paixão pelas tecnologias tornou-se, por fim, a derradeira paixão de Galán - pelo menos enquanto freira. Tudo porque as irmãs de convento não aceitaram de ânimo leve a desenvoltura cibernética da religiosa de 54 anos, que já tinha ganho um prémio pelo trabalho desenvolvido na Internet e começou a granjear popularidade e seguidores no Facebook e afins.

Na passada terça-feira, Maria Jesús Galán anunciou na conta pessoal do Facebook que tinha sido expulsa do convento pelo delegado da Vida Religiosa e a madre prioresa. Na mensagem de despedida, é feita uma acusação contra as colegas quenianas, que alegadamente terão pressionado os órgãos dirigentes do convento.

Na Internet, multiplicaram-se as manifestações de apoio à ex-freira, que já se inscreveu no centro de emprego e já estabeleceu como objetivo de vida algumas viagens que a vida de clausura dificilmente poderia permitir, informa o ABC.

Apesar da exposição mediática, o gabinete do arcebispo de Toledo optou por não comentar o caso.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lady Antebellum

A beleza num olhar

Qual a beleza de um olhar? Através de um conjunto de fotografias macro, podemos admirar a verdadeira beleza e complexidade do olho humano. O padrão aparentemente simples e uniforme, quando observado mais de perto, transforma-se e revela-nos uma complexidade de cores e formatos verdadeiramente extraordinários.

Qual o olhar que mais o seduz?

 

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

olhar olho humano anatomia ver visualizar padrao ocular

Amálgamas imagéticas

Amálgamas imagéticas: O Facebook pelos olhos de Phillip Maisel

Imagens, imagens, imagens. O olhar de cada um de nós é bombardeado, sem cessar, pela panóplia de imagens com que o quotidiano é construído. Seja em publicidade pela rua, na televisão ou no computador, temos acesso a tantas fotografias e imagens que perdemos a capacidade de as processar na íntegra. Phillip Maisel, fotógrafo conceptual, entrou nos álbuns fotográficos do Facebook e apresenta-nos uma perspectiva diferente daquela a que estamos habituados…

Facebook Phillip Maisel

Se abrir um qualquer álbum de imagens do Facebook e passar incessantemente as fotografias à sua frente, o que obtém? Talvez um borrão de momentos especiais e outros quotidianos. Um borrão de pessoas, locais e memórias. Esta foi a experiência feita pelo fotógrafo conceptual Phillip Maisel que, após ver fotografias seguidas de mais e mais fotografias, ficou fascinado pela velocidade com que é possível visualizar milhares de imagens através do Facebook.

Desta conclusão resultou o trabalho fotográfico “A more open space” ("um espaço mais aberto", em português), intitulado a partir de uma citação do criador do Facebook, Mark Zuckerberg. Ao todo, vinte imagens são o efeito da sobreposição múltipla de vinte álbuns de imagens no Facebook. As imagens obtidas, sobrepostas e indefinidas, mostram-nos vidas que não são as nossas e que até já poderiam ter passado pelos nossos olhos, à velocidade de um relâmpago.

«Esta é a minha perspectiva sobre a reacção que tive a este afluxo maciço de fotos que todos vivemos hoje em dia», explica Maisel. O trabalho reflecte, à vez, o próprio processo humano de processamento das imagens com que se depara, mas também questiona as noções de privacidade e as fronteiras entre o que pertence à esfera do íntimo e o que deve ser mostrado na esfera pública.

Facebook Phillip Maisel

Facebook Phillip Maisel

Além de espicaçar o lado curioso e voyeur de cada um de nós, as fotografias das redes sociais, muitas vezes desprotegidas dos olhares anónimos, são a porta de entrada para mundos íntimos e familiares aos quais não pertencemos. Pelo menos antes do mundo da Internet nos ter feito entrar nestas vidas, quase de forma legítima.

O próprio Maisel reconhece que não sabe bem qual a opinião que tem sobre a privacidade e a Internet, apesar do fascínio que a questão lhe suscita. «Cada vez que encontro as fotografias de férias de um estranho no Facebook ou fotografias de um bebé colocadas por um pai que nunca conheci fico um pouco admirado de ter acesso a momentos tão íntimos e privados sem que haja um mínimo esforço da minha parte», comenta.

Facebook Phillip Maisel

Para fazer este trabalho, Maisel utilizou a técnica fotográfica de longa-exposição perante um ecrã de computador onde corriam, em contínuo, fotografias de álbuns do Facebook. Cada imagem obtida tem o nome do álbum do Facebook que lhe deu origem. O artista usou os seus próprios álbuns digitais, assim como os de amigos e de perfeitos estranhos. Como inspiração, Maisel aponta o trabalho de Idris Khan e Jon Rafman que lhe fizeram pensar, respectivamente, na compressão do tempo numa só imagem e nas potencialidades da Internet como fonte de material criativo.

Facebook Phillip Maisel

A mancha de diferentes fotografias e, por consequência, de diferentes vidas é também um novo olhar perante a realidade do mundo digital e das recordações efémeras. Quando parte da nossa vida é construída no ecrã do computador, o que acontece quando a máquina é desligada ou quando a conta do Facebook deixar de ser usada? Perdemos uma parte de nós?

E o que acontece ao borrão de fotografias das férias daquela tia (que não vemos pessoalmente há anos) que fizemos correr no ecrã em meros segundos? Será que as esqueceremos no meio do turbilhão contemporâneo de imagens ou ficarão guardadas, num cantinho da memória, longe de um qualquer botão “Off”?

 

Facebook Phillip Maisel

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Crise no Egito

 

Jornalista da CBS hospitalizada após ataque sexual no Cairo

Lara Logan, uma das caras do programa "60 Minutos", sofreu o que a CBS News descreve "um brutal e continuado ataque sexual" na Praça Tahrir, no Egito.

 

 

Lara Logan fotografada na Praça Tahrir, no Cairo, no dia em que Hosni Mubarak abandonou a presidência do Egito

Lara Logan fotografada na Praça Tahrir, no Cairo, no dia em que Hosni Mubarak abandonou a presidência do Egito

A cadeia televisiva norte-americana CBS News disse ontem que a sua jornalista Lara Logan está a recuperar num hospital norte-americano de um ataque de que foi vítima quando cobria os acontecimentos no Cairo, noticia a AP. 

 

Lara Logan estava na Praça Tahrir depois de o Presidente egípcio, Hosni Mubarak, se ter demitido, quando ela, a sua equipa e os seus seguranças foram atacados por uma multidão de cerca de 200 indivíduos, afirma a estação, em comunicado. Separada dos seus colegas no meio da confusão, Lara Logan, que também é uma das caras  do programa "60 Minutos" , sofreu o que a CBS descreve "um brutal e continuado ataque sexual". 

Lara Logan, de origem sul-africana, com 39 anos, foi salva por várias mulheres e cerca de 20 soldados egípcios. Recuperou a ligação com a equipa da CBS e regressou aos Estados Unidos no sábado. 

Pelo menos 140 jornalistas foram feridos ou mortos enquanto cobriam os acontecimentos no Egito, desde 30 de janeiro, segundo o Comité de Proteção de Jornalistas. 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Caixa de Ressonância

Segovia / Narciso Yepes

Castidade

Castidade

Tens a alvura das flores da laranjeira
Perfume exalado de noivas virginais.
Teu porte de fidalga altaneira
Num corpo de desejos angelicais.
Meu verso descompassa em teu olhar
Transparente e puro como cristal.
Quer haurir o que prometes sem falar
Mas, emudece ante teu vulto de vestal
A chama sagrada que mantens acesa
Arde em minha poesia de forma velada
Tu, que és detentora de toda a realeza
Dá-me o céu sem dar-me nada.

-Helena Frontini-

John Maclaughlin

domingo, 13 de fevereiro de 2011

J. Palma Jr.

 

A FALTA QUE ME FAZ
Ah! quanta falta fazem
estes teus olhos d'esperança
que brincam igual crianças
nos meus sonhos mais bonitos...
Ah! quanta falta faz
este sorriso fascinante
que espelha a alma tua
assim de mim tão distante
como do Sol é longe a Lua...
Ah! a falta que me faz
as nossas bocas juntinhas
lábios que se misturam
línguas que s'entrelaçam
labirinto nunca achado
de desejos misturados...
Ah! a falta que me faz
poder olhar no teu olhar
este espelho do pecado
e depois do amor,
já cansado,
qual um astro apagado
dormir menino ao teu lado...
Ah! a falta que me faz
esta distância de ti
esta lonjura danada
da minha mão na tua
como dois namoradinhos
caminhando assim juntinhos
na trilha da eternidade
para que nunca mais
tu possas me fazer falta
pra nunca mais ser saudade...

The Corrs

Os rostos de Manuel Librodo

 

 

O Filipino Manuel Librodo percorreu o mundo durante quatro anos numa viagem que lhe ofereceu a oportunidade de captar imagens com um profundo sentimento. Conheça alguns dos seus rostos...

 Rosto Mundo Portraits Fotografia Manuel Librodo 56151786.Krysx19

 

 Rosto Mundo Portraits Fotografia Manuel Librodo  48885707.Krys08

 Rosto Mundo Portraits Fotografia Manuel Librodo  42069520.Xx01

 Rosto Mundo Portraits Fotografia Manuel Librodo 48643902.Highcon02

 Rosto Mundo Portraits Fotografia Manuel Librodo 42069521.Xx02

 Rosto Mundo Portraits Fotografia Manuel Librodo 49638466.Kancha01

 Rosto Mundo Portraits Fotografia Manuel Librodo 46762359.Copenhagen18

 Rosto Mundo Portraits Fotografia Manuel Librodo 32271382.People010

 Rosto Mundo Portraits Fotografia Manuel Librodo 65010662.Ucmlcvnp.003

Manuel Librodo