sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A IGREJA E SEUS SILÊNCIOS

Freira expulsa de convento por usar Facebook

A freira María Jesús Galán tornou-se conhecida por usar o Facebook. E foi o mesmo Facebook que a tornou ainda mais famosa ao motivar a sua expulsão do convento de Santo Domingo el Real, de Toledo, Espanha.

Freira expulsa de convento por usar Facebook

Há muito que Maria Jesús Galán tinha a paixão das tecnologias: e foi por essa paixão que, no passado, venceu a renitência das irmãs de convento com a compra de um computador, que haveria de servir de ponto de partida para a digitalização de quase todo o arquivo local.

Com o aparecimento da Internet, Galán foi ainda mais longe e passou a ter o secular hábito de navegar na Net e tirar partido do potencial das redes sociais.

Ao cabo de 35 anos de vida conventual, a paixão pelas tecnologias tornou-se, por fim, a derradeira paixão de Galán - pelo menos enquanto freira. Tudo porque as irmãs de convento não aceitaram de ânimo leve a desenvoltura cibernética da religiosa de 54 anos, que já tinha ganho um prémio pelo trabalho desenvolvido na Internet e começou a granjear popularidade e seguidores no Facebook e afins.

Na passada terça-feira, Maria Jesús Galán anunciou na conta pessoal do Facebook que tinha sido expulsa do convento pelo delegado da Vida Religiosa e a madre prioresa. Na mensagem de despedida, é feita uma acusação contra as colegas quenianas, que alegadamente terão pressionado os órgãos dirigentes do convento.

Na Internet, multiplicaram-se as manifestações de apoio à ex-freira, que já se inscreveu no centro de emprego e já estabeleceu como objetivo de vida algumas viagens que a vida de clausura dificilmente poderia permitir, informa o ABC.

Apesar da exposição mediática, o gabinete do arcebispo de Toledo optou por não comentar o caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário