terça-feira, 9 de novembro de 2010

O mentiroso e a mentira

 

 

mascara

 

O mentiroso e a mentira

por Hurricane
A mentira faz parte da vida de muitas pessoas que por vezes para evitarem problemas de maior relevo, usam dela como sendo um mal necessário – pode ser no relacionamento familiar, amigos, trabalho e até nas discussões em Fóruns na Internet.
Não é o meu caso, eu raramente minto e se o faço é apenas para bem dos outros e nunca em prol da minha pessoa.
Quem nunca mentiu, está a mentir - de uma forma ou de outra, todos já fizeram uso dela para remediar uma qualquer situação, nem que fosse por um segundo.
Eu vou tentar desvendar o verdadeiro mundo do mentiroso explicando em palavras o seu jogo, quem achar que é o contrário, é convidado a entrar na discussão, seja aqui no fórum, na vida privada, na família, no trabalho, ou em qualquer lugar.
Toda a pessoa que mente, geralmente fica ansiosa, leva o tempo a preocupar-se para tentar convencer os outros que a sua mentira é na realidade uma verdade. Isto leva a uma ansiedade onde os batimentos cardíacos aumentam, a pessoa pode tremelicar ao tentar escrever no teclado, pode gagueja no uso da fala, transpira profundamente com ondas de calor e na maioria das vezes, sente um grande problema que o dificulta olhar de frente os outros bem nos olhos.
De facto a mentira tem sempre a “perna curta”, pelo nível de ansiedade ser muito elevado, o mentiroso tem um comportamento diferente na sua forma de agir no seu dia a dia. Apenas este detalhe já faz com que os seus mais directos tenham uma desconfiança derivado ao comportamento diferente aliado a atitudes pouco comuns sendo aí que se pode revelar à partida a faceta do mentiroso.
O mentiroso mente sempre, isto já é velho, mas a sua frequência de utilizar esta estratégia, vai depender da verdadeira necessidade de mentir. De uma maneira geral, o mentiroso faz uso deste seu defeito, apenas com o intuito de se proteger a si mesmo, desta forma o mentiroso sente-se importante com ele mesmo e essencialmente no meio de um grupo. Existem também outras situações onde o mentiroso mente para mostrar o seu status apenas para se fazer passar por um colega superior a ele e desta forma a mentira ao contrário do que ele pensa, pode declinar no senso inverso, ou seja a falta a disparidade do conhecimento, não iguala a do seu colega e aí mais uma vez a mentira tem “perna curta”.
Existe diferença entre a mentira de uma criança e a mentira de um crescido adulto, isto porque as crianças pela sua frágil ingenuidade, mais facilmente se apanham na mentira, elas são muito lúdicas na sua maneira de ser e então é bastante fácil apanha-las nas suas mentirinhas.
Nos adultos, a coisas muda, não só porque a sua inteligência assim o permite bem como a experiência anterior que vai fazendo com que se aperfeiçoe na arte de mentir, pois quanto melhor se vai saindo nas suas mentiras, tanto melhor é a sua maneira de ludibriar o próximo no seu papel de actor mentiroso.
Podemos dizer que a diferença de sexos, não é relevante para sustentar a arte de mentir, é apenas uma questão de necessidade. Tanto o homem como a mulher numa relação por exemplo, cada um oculta a sua mentira da melhor forma ganhando assim estatuto na relação.
Por outro lado, é também muito provável que num casal, ambos poderão utilizar a mentira como desculpa de alguma coisa que fizeram mal ou até mesmo para afastar o sofrimento da pessoas amada – mas isto é na prática que se consegue realmente sentir a necessidade de utilizar a mentira como arma de defesa sem prejudicar o parceiro(a) –podemos dizer aqui que ao fazer uso da mentira, evitamos o sofrimento ou um mal protegendo assim a pessoa amada.
O mentiroso depois de tanto fazer uso da mentira, pode até ficar doente cronico, é uma doença porque ele vive exclusivamente da mentira e em função da verdade aplicando assim uma forma de vida diferente daquela que na realidade ele seria. Isto é apenas para justificar que até o próprio mentiroso sofre, ele sofre porque tem que estar sempre atento para que a sua mentira não seja descoberta, ele inventa cenários e historias para que a sua mentira prevaleça acima da verdade – o mentiroso é um vigilante atento a todo o instante para que não seja descoberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário