quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ciência

Melhor jovem investigador da Europa, Médio Oriente e África é português

Sociedade das Telecomunicações distingue João Barros com o Prémio Jovem Investigador da Europa, Médio Oriente e África, da organização mundial IEEE.

 

João Barros distinguido como melhor jovem investigador da Europa, Médio Oriente e África

João Barros distinguido como melhor jovem investigador da Europa, Médio Oriente e África

Aos 34 anos, João Barros, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do MIT, foi distinguido com o Prémio de Jovem Investigador da Europa, Médio Oriente e África.

O prémio da Sociedade das Telecomunicações (ComSoc) da organização mundial IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc)  distingue anualmente um jovem investigador, com idade até aos 35 anos e com grande atividade em publicações e conferências realizadas por esta sociedade nos últimos três anos.

O prémio, que será entregue na cidade japonesa de Quioto, em junho de 2011, na Conferência Internacional de Comunicações, representa para o jovem investigador "o reconhecimento internacional dos resultados obtidos pela nossa equipa em Portugal, na voz da principal organização científica que opera na área das telecomunicações".

Novas Formas de Comunicação

Diretor do Programa Carnegie Mellon Portugal e responsável pela delegação do Instituto de Telecomunicações no Porto, João Barros, tem trabalhado em áreas como a Internet do futuro e, em particular, a segurança de redes sem fios, redes distribuidas de sensores e os protocolos de comunicação com base em codificação em rede.

Através da aplicação de princípios da teoria da informação,  o seu grupo de trabalho tem encontrado novas formas de comunicação segura e eficiente em ambientes dinâmicos, caracterizados por mobilidade dos utilizadores e instabilidade dos canais de comunicação.

Atualmente, a sua investigação incide sobre as redes veiculares como elementos fundamentais nos sistemas de transporte inteligente.

Trabalho de parceria

Saber como é que carros, autocarros e outros veículos podem ser usados como instrumentos de recepção, processamento e transmissão de informação é uma das áreas concretas do trabalho que está a desenvolver em conjunto com investigadores do Departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, da Universidade de Aveiro, do MIT e da Carnegie Mellon University.

O IEEE é uma organização sem fins lucrativos, líder a nível mundial para o avanço da tecnologia. Conta com mais de 375 mil membros em mais de 150 países espalhados pelo mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário