Sismo violento seguido de tsunami no Japão
Sismo de 8,9
As imagens mostram uma enorme onda a invadir uma zona costeira, arrastando barcos e até casas, em chamas. O tsunami de 10 metros, que seguiu ao forte sismo, de magnitude 8,9 na escala de Richter, está a deixar um rasto de destruição.
O primeiro sismo, seguido de pelo menos quatro réplicas fortes, foi registado às 14h46 locais (5h46 em Lisboa), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).
O abalo desencadeou vários tsunamis, que ainda se encontram a caminho de mais de dezenas de países da costa do Pacífico. Uma enorme onda, de 10 metros, carregada de lama e detritos, arrastou carros e casas na costa de Sendai, no nordeste do Japão.
O tsunami o ainda o imenso parque da Disneylândia situado na região de Tóquio, segundo a agência japonesa Jiji, citada pela AFP.
Pelo menos 32 pessoas morreram no sismo, indica um novo balanço divulgado pela protecção civil nipónica.
O primeiro-ministro japonês apela à calma e tenta tranquilizar a população, informando que não houve qualquer fuga de material radioactivo das centrais nucleares.
Sem comentários:
Enviar um comentário