sábado, 14 de maio de 2011

“Um mundo de criatividade autônoma, imaginações e experimentos que mudam nossa percepção de realidade. Você simplesmente não vai encontrar uma maneira mais natural e mágita para tirar fotografias.”

No último domingo de abril de cada ano é comemorado o Dia da Câmera Pinhole, evento onde pessoas de todo o mundo tiram o dia para fotografar com câmeras de orifício, a fim de promover, celebrar e produzir fotografias pinhole – que já são obsoletas devido à toda tecnologia existente hoje em dia.
O evento foi criado em 2001, pelo fotógrafo norte-americano Gregg Kemp e está em sua décima primeira edição.
Hoje, 24 de abril, então, comemoramos o Pinholeday.

Câmara escura ou Pinhole, do inglês, pin-hole,”buraco de alfinete“, é uma técnica fotográfica que permite produzir imagens de uma câmera sem lente. Na verdade, o orifício substitui a lente.
Uma pinhole é uma câmara escura com um pequeno furo em um dos lados (feito com uma agulha ou alfinete, mais ou menos 0,5 mm) e com uma folha de papel fotográfico preso no outro. Ao abrir o furinho, a luz é captada para dentro da câmara e fixa a imagem inversa no papel fotográfico.  A quantidade de luz é regulada pelo diâmetro do furo e pelo tempo que o mesmo permanece aberto ao se fotografar. Como esse diâmetro é constante, o tempo de exposição é enorme em comparação com as máquinas convencionais, variando de 5 segundos a até mais de uma hora, dependendo da quantidade de luz ambiente no momento da foto.
A projeção de imagens por este método é uma lei física já conhecida pelo homem desde a Antigüidade. Antes da chegada da fotografia (séc.XIX), as projeções eram instrumento científico de visualização de eclipses e no estudo das estrelas; nas artes, as imagens pinhole serviam de molde para os pintores paisagistas.

Este tipo de fotografia é uma prática econômica e simples, qualquer espaço em que a luz não penetre pode servir como câmara escura.
Aprenda neste tutorial como fazer uma câmera pinhole.

Sem comentários:

Enviar um comentário