terça-feira, 28 de junho de 2011

Havaianas, as chinelas do povo

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Elas são colecionáveis, adoráveis e conquistaram os brasileiros. As Havaianas se tornaram necessárias como uma peça de roupa e levaram o Brasil para os pés do mundo inteiro.

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Algumas propagandas são marcantes. Relembram sua infância ou algum momento específico da sua vida. Fazem você decorar a músiquinha e ficar cantando por horas a fio. Uma propaganda pode encantar e conquistar um consumidor ou fazê-lo odiar o seu produto por anos.

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Algumas são ótimas a ponto de sempre virem à cabeça, fazem parar para prestar atenção, mas quando você vai contar a alguém começa com uma frase como “não me lembro de qual produto é...”. Uma pena! A propaganda não atingiu o seu principal objetivo, que é fazê-lo lembrar nas horas de suas compras.

O sonho de todo publicitário é transformar o nome da marca de seu cliente no “nome do produto”, como acontece com Coca-Cola, Bic, Xerox, Gillete. É só dizer essas marcas que com certeza elas já aparecem em sua mente.

E o que você lembra com as frases: “As legítimas” ou “Todo mundo usa”? Quais as chances de alguém não ter rapidamente pensando nas Havaianas? Sim, elas mesmas. Há quantos anos estão na vida dos brasileiros? E quanto já cresceram de lá para cá! Não? E que atire a primeira pedra quem nunca usou uma na vida!

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As Havaianas, da empresa Alpargatas – também detentora das marcas Mizuno, Rainha, Topper, Sete Léguas, Dupé, Meggashop e Timberland -, surgiram no Brasil no ano de 1962. A inspiração veio da sandália japonesa chamada Zori, aquela feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz (sim, aquelas mesmas dos filmes usadas com meias) e é por isso que sua sola de borracha reproduz o desenho dos grãos.

E foi já nos anos 70 que o slogan “Havaianas. As Legítimas" surgiu. Nos anos 80, eram vendidos mais de 80 milhões de pares por ano. Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nessa década os brasileiros eram pouco mais de 119 milhões. E as Havaianas tanto faziam parte da vida dos brasileiros que foram considerada como um dos itens da cesta básica, assim como arroz e feijão.

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Em 1994 veio a grande transformação da marca. Famosos como Malu Mader, Bebeto, Hortência e Luana foram à televisão com o slogan “Havaianas. Todo mundo usa.” Três anos depois, o produto não parou de se reinventar com novas cores, estampas e modelos. E em 2000 elas desembarcaram em solo internacional. Havaí, França, Austrália...

Hoje, podem ser encontradas em mais de 60 países, com uma casa só sua em Nova York e um escritório próprio e equipe de diversas nacionalidades em Madri. As Havaianas frequentam vitrines badaladas e são ora ou outra mostradas como case study.

Havaianas são jóia – literalmente, com acabamento em outro de 18k e diamantes -, fazem moda e ampliaram sua gama de produtos, que vão agora de tênis a bolsas. Não é raro encontrar celebridades internacionais com um par em seus pés, dadas como lembrança de casamento ou mesmo mulheres casando com uma no lugar dos tradicionais sapatos. O slogan “Todo mundo usa” define bem o que a marca conquistou.

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