Kate Elizabeth Winslet nasceu em Reading, na Inglaterra, em 5 de outubro de 1975. Filha, neta e sobrinha de atores de teatro, começou nos palcos aos 11 anos. Logo participou de comerciais e de sitcoms na televisão britânica.
Além de atriz, Kate costuma dublar, gravar áudio-livros infantis e ocasionalmente cantar.
Kate já foi indicada 6 vezes ao Oscar e ganhou uma vez. Como tem apenas 35 anos, não é difícil prever que ela irá alcançar e superar Meryl Streep, como a atriz mais indicada e premiada pela academia.
Esta lista traz 10 filmes de uma carreira que ainda tem muito a crescer.
1. Foi Apenas um Sonho (um filme brilhante sobre conformismo. um jovem casal, nos anos 50, se divide entre viver o sonho de mudar-se para Paris e ter uma vida diferente de seus pais ou viver no subúrbio, com uma vida tediosa, previsível e segura. co-estrelado por seu amigo Leonardo DiCaprio e dirigido pelo marido Sam Mendes, deu a Kate o Golden Globe de melhor atriz, na que é, em minha opinião, sua melhor interpretação até aqui)
2. O Leitor (no verão de 1958, na Alemanha do pós-guerra, um rapaz de 15 anos tem uma relação com uma mulher mais velha, com a qual faz sexo e lê livros clássicos. um dia a mulher desaparece. anos mais tarde, quando ele era um estudante de direito, participa de um tribunal de crimes de guerra, onde ela é uma das principais rés. a interpretação de Kate lhe valeu o Oscar de atriz principal e o Golden Globe de coadjuvante)
3. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrança (Jim Carrey descobre que sua ex-namorada recorreu a uma empresa especializada, para apagar todas as memórias da relação que tiveram. desesperado, acaba fazendo o mesmo tratamento, para também esquecê-la. ótimo roteiro de Charlie Kaufman - vencedor do Oscar - e mais uma indicação para Kate)
4. Pecados Íntimos (uma dona de casa frustrada, leva sua filha a uma praça perto de casa, no subúrbio. lá conhece um pai desempregado, que também leva seu filho. os dois acabam se aproximando e, embora casados, têm um caso. em paralelo, um pedófilo - o ex-ator infantil Jack Earle Harley - espreita as crianças. Kate e Jack foram indicados ao Oscar)
5. Razão e Sensibilidade (baseado no clássico de Jane Austen. duas irmãs - Kate e Emma Thompson -, em dificuldades financeiras, mudam-se para o campo e encontram o amor, cada uma à sua maneira. primeira indicação de Kate ao Oscar, como coadjuvante)
6. Titanic (um humilde desenhista americano - Leonardo DiCaprio - e uma bela e rica inglesa, que está noiva, se conhecem e se apaixonam a bordo do luxuoso navio Titanic, que está a caminho do seu trágico fim. um dos maiores sucessos de público da história do cinema, ganhador de 11 Oscars e mais uma indicação para Kate)
7. A Vida de David Gale (um professor universitário - Kevin Spacey -, ativista contra a pena de morte, é condenado pelo assassinato de sua colega de trabalho. às vésperas de sua execução, pede a presença de uma repórter, para quem irá contar, pela primeira vez, sua versão dos fatos. estarrecida com o relato, ela terá pouco tempo para tentar reverter a condenação)
8. O Amor Não Tira Férias (duas mulheres cansadas da vida que levam - Kate e Cameron Diaz - decidem trocar de casa nos feriados de natal. a inglesa vai para Los Angeles e a americana vai para o interior da Inglaterra. este feriado vai mudar suas vidas. uma deliciosa comédia romântica)
9. Iris (o filme conta a vida da romancista e filósofa Iris Murdoch, da juventude até seus últimos dias com a doença de alzheimer, sempre ao lado de seu marido - Jim Broadbent, que ganhou o Oscar de coadjuvante. Kate vive a Iris jovem e Judi Dench na idade avançada. ambas indicadas ao Oscar, sendo Kate como coadjuvante. um filme triste e bonito)
10. Almas Gêmeas (uma jovem inglesa muda-se para a Nova Zelândia, onde fica muito amiga de outra adolescente. elas não se separam, até que seus pais decidem afastá-las. para ficarem juntas tentam fugir e não conseguem, até que decidem matar a mãe de uma delas, mas o crime é descoberto e elas são presas. baseado numa história real e dirigido por Peter Jackson, foi indicado ao Oscar de roteiro. Kate foi escolhida para o papel que a revelou, entre 175 candidatas)
TEMATICA VARIADA, COM MAIOR INCIDÊNCIA NA MUSICA GENERALISTA, E NA FOTOGRAFIA, OBVIAMENTE COMO PILAR DE ESTAS DUAS FORMAS DE ARTE, ESTARÁ A POESIA
sexta-feira, 25 de março de 2011
Kate Winslet
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário