domingo, 16 de setembro de 2012

Annette Pehrsson

Fotógrafos Que Você Precisa Conhecer: Annette Pehrsson

 

Annette Pehrsson é uma fotógrafa sueca de 23 anos que retrata seu dia-a-dia em imagens repletas de intimismo, solidão e verdade.

Sendo analógica ou não, uma coisa que todos temos que concordar é que a internet democratizou a fotografia e torna possível a descoberta de muitos fotógrafos bons que se popularizaram por meio de sites de compartilhamento como o Flickr, criando uma legião de seguidores, e tendo suas fotos espalhadas pelas redes.

Às vezes fico impressionada com a quantidade de ótimos trabalhos que acho na internet e sem dúvida um dos primeiros nomes que me vem a cabeça é o de Annette Pehrsson.

 

Annette é uma sueca de 23 anos, que documenta o seu dia-a-dia ao lado de seu namorado, o também fotógrafo Leo Tage-Hansen.

Entre autorretratos, casebres de madeira isolados do mundo e pratos de cookies, a sueca utiliza em sua maioria apenas filme e trabalha com câmeras como a Zenit B e diferentes tipos de polaroids e filmes vencidos.

Sem grandes megalomanias e aparelhagem sofisticada, as imagens de Annette são tão pautadas, intimistas e cuidadosas que após algumas fotos já é possível se sentir em casa.

 

Cada uma de suas fotografias é carregada de emoção e verdade. E talvez por isso mesmo seja tão difícil analisar seu trabalho de forma crua e racional. Bater o olho em suas fotografias cria uma fusão de sentimentos diversos, como solidão e isolamento. Sentimento de fotógrafo quando tira a foto, de leitor quando vê – tudo se mescla.

Na realidade isso é o que importa – o simples fato de conseguir se emocionar com uma imagem por ela parecer tão sincera aos olhos de quem vê.

A internet ironicamente, nos deixou mais informados, mas também nos fez perder certa sensibilidade – pela quantidade excessiva de informação a que somos expostos diariamente.

A fotografia de Annette Pehrsson é um respiro no meio disso tudo e um convite para se apreciar a imagem com a calma e tempo que ela realmente merece.

Sem comentários:

Enviar um comentário