domingo, 16 de setembro de 2012

Madi Ju e Patrick Tsai

Fotógrafos que você precisa conhecer: Madi Ju e Patrick Tsai

 

História de dois fotógrafos que se conheceram por causa do amor pela fotografia, e desse amor surgiu o projeto 'My Little Dead Dick' um diário fotógrafico que retrata o relacionamento e a convivência diária de Patrick Tsai e Madi Ju.

Ele é um americano que morava em Taiwan, ela é chinesa.

A história de Patrick Tsai e Madi Ju começou da maneira mais improvável possível. Após terem descoberto mutuamente o trabalho um do outro pela internet, trocaram e-mails por cerca de um mês, aonde divagavam sobre largar seus empregos para viajar juntos – até que decidiram migrar do mundo virtual para se encontrar pessoalmente em uma viagem para Macau.

A viagem fotográfica foi o ponto de partida para muitas mudanças na vida dos dois fotógrafos. Eles se apaixonaram e Patrick foi embora de Taiwan diretamente para a China. Juntaram suas câmeras e o sonho mútuo de conhecer o mundo, iniciando assim uma nova vida juntos. Essa junção pouco provável de duas pessoas que se conheceram na internet por causa do amor pela fotografia, deu origem ao projeto My Little Dead Dick – uma documentação franca e crua do relacionamento de ambos.

 

Sem rodeios, o casal criou um corpo de trabalho extremamente íntimo e honesto, onde se tem a impressão de que a câmera é um terceiro proponente onipresente do relacionamento. A fotografia produzida por Madi Ju e Patrick Tsai pertence a este novo movimento contemporâneo em que a produção fotográfica jovem parece estar se formando ao redor do mundo. Os enquadramentos apesar de fluidos e sem aquela rigidez típica da fotografia das décadas passadas, revelam um olhar apurado e excelente domínio de técnica, para tirar o melhor proveito de uma câmera de poucos recursos.

São imagens que lidam com a rotina de um casal que compartilha uma vida, mas que mesmo assim parecem conter toda a liberdade e frescor de um começo de namoro, o início de uma viagem, ou a mudança para um lugar longe de sua zona de conforto.

 

O projeto virou blog na internet (afinal, nada mais justo). E os posts diários atraíram milhares de seguidores pelo mundo inteiro. Madi e Patrick trabalhavam apenas com câmeras analógicas, em sua maioria de modelos snapshots, e filmes coloridos 35mm.

My Little Dead Dick durou exatamente um ano, terminando junto com o namoro dos dois. E apesar do inevitável fim do projeto, a série tem esse tom assim, intenso, de paixão que dura pouco, mas se desenrola de forma tão forte e devastadora que começa, acontece e termina bastando-se por si só: sem a necessidade de um depois.

Para ler mais artigos da série Fotógrafos que Você Precisa Conhecer clique aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário