terça-feira, 23 de outubro de 2012

Google acusado de abuso de monopólio

 

Ovens

A Comissão Federal do Comércio nos EUA está a investigar a Google por alegados abusos de monopólio. Os críticos dizem que a Google controla cerca de 70% de todas as pesquisas na internet assim como a publicidade que aparece em simultâneo.

A Comissão Federal de Comércio está também a verificar se o Google está a exercer ainda mais poder sobre o setor móvel através do controle do sistema Android que é usado em cerca de dois terços dos smartphones.

Está também em discussão o facto do Google promover os seus próprios serviços incluindo viagens, restauração e vídeos do YouTube nos seus resultados de pesquisa.

“São práticas para subir os preços e reduzir a concorrência,” disse Ben Hammer, porta-voz do Fairsearch.org.

Outra preocupação para os críticos da empresa é a forma como a empresa limita como os anunciantes podem gerir os anúncios com o Google e os seus concorrentes.

Os problemas da Google não estão limitados a Washington. A empresa também está a enfrentar uma batalha com o governo francês sobre quem deve pagar por conteúdo de notícias.

A empresa californiana ameaçou excluir notícias francesas dos seus resultados de pesquisa se Paris adotar uma lei a obrigar os motores de pesquisa a pagar pelo conteúdo. Essa lei ao exigir o pagamento para a exibição de links para o conteúdo de notícias, ameaçaria a essência do motor de pesquisa da internet.

A Google fez frente ao governo francês e alertou para o redirecionamento que faz por mês de 4 bilhões de visitas para as páginas de internet dos meios de comunicação franceses.

Mas o benefício obtido pelo tráfego direcionado pelo Google é reduzido uma vez que os leitores se recusam a pagar quando têm acesso gratuito às notícias na internet.

Em agosto, o governo alemão aprovou um projeto de lei que força os motores de busca a pagarem comissões para terem acesso às páginas de internet de notícias alemãs.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Relacionados
  1. Google permite agora pesquisar desenhando com os dedos
  2. Google Nexus Tablet – será que vem aí um novo Tablet Android do Google?
  3. Dê as boas-vindas ao ‘Google’ da pornografia
  4. Google disponibilizou uma aplicação para aceder ao e-mail sem Internet
  5. Governo Francês pretende cobrar taxa ao Google por cada artigo lido na Internet

1 comentário:

  1. Ao chegar ao seu blog fiquei encantado por aquilo que encontrei aqui, demorei um pouco ver e ler algumas coisas, e posso dizer que seu blog está feito com bom gosto, dou-lhe os parabéns, espero vir aqui mais vezes, desejo que continue com boa imaginação, dando-nos sempre boas mensagens. Tenho um blog , O Peregrino e Servo, é um blog evangélico, mas também tem poesia culinária e mais algumas coisas. Se desejar visitar meu blog ficarei radiante.
    Deixo as minhas saúdações , e a paz de Deus para sua vida.
    Ps. Se seguir eu queria deixar um conselho, só sigo os blogs que consigo encontrar. Por isso se deseja que eu siga seu blog, é melhor deixar forma de encontrar o seu blog.
    António.

    ResponderEliminar