terça-feira, 24 de novembro de 2009

Este é justamente o foco da exposição, "Alma Gráfica: Brennand Desenhos", abrigada na Galeria Paulista da Caixa Cultural que tem como destaque um conjunto de 59 desenhos do artista pernambucano
Direcionada essencialmente para o trabalho gráfico do escultor, essa exposição tem como objetivo justamente tornar mais conhecido este outro lado de sua obra, e que segundo ele, é justamente o aspecto central de seu trabalho: “Eu sou antes de tudo um desenhista”, afirma ele. Na exposição é possível também conferir algumas esculturas do artista pernambucano.

Os desenhos de Brennand, assim como suas esculturas, exploram o universo feminino, carregado sempre de uma forte sexualidade, mais à maneira do primitivismo áfrica do que da sensualidade das esculturas européias clássicas. Mas um aspecto que fica mais claro analisando seus desenhos, é o caráter freqüentemente mórbido, através dos traços expressionistas de Brennand. "Minha preocupação é a reprodução: a vida é eterna porque reproduz, e não pode haver reprodução sem sexualidade", afirma Brennand, "aqui existe uma sexualidade sem pudores, que tem ao mesmo tempo algo de primitivo e ao mesmo tempo cruel e inevitável".

Os 59 desenhos que compõe a mostra, são um seleção feita a partir de um conjunto de 800 desenhos do artista. Além destas obras, a mostra também exibe imagens da oficina de Brennand, em Recife. Atualmente com 80 anos, Brennand dedicou quase metade de sua vida na construção do imenso estúdio de trabalho, trabalho que iniciou-se em 1971. Atualmente a oficina é o principal local de trabalho dele, e assemelha-se já a um grande museu, com suas esculturas ornando todo os arredores da construção e jardins. A oficina surgiu das ruínas da velha orlaria que pertencia a seu pai., e hoje, aberta permanentemente para visitantes, recebe cerca de 4 mil visitas mensais.

Sem comentários:

Enviar um comentário