segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Guitar Hero

 

The Last Acti...Guitar Hero!! -

The Last Acti...Guitar Hero!!

 

Zakk Fuc**n' Wylde

Olá amigas e amigos ! Acredito que para muito boa gente, aliás, para a esmagadora maioria, o Slash seja mesmo o último Guitar Hero a caminhar sobre este Planeta. Ele tem a habilidade, tem o carisma e tem o estilo, mas convenhamos, não reúne as condições que se esperam de um Super-Herói, a saber:

Ele é demasiado famoso e reconhecível por todos, quando um verdadeiro Herói deve esconder a sua identidade e refugiar-se dos holofotes da fama; evidentemente, um Herói que se preze deve ser um Badass , mas não deve escrever a história da sua vida num livro; mesmo que a maioria dos Super Heróis usem fatos embaraçosos (tipo o Super-Homem que usa as cuecas por cima das calças), não me parece que o Slash consiga salvar o mundo de Cartola na cabeça e cigarro pendurado no canto da boca, feito o Steven Seagal , sempre com aquele estúpido cabelo esticado e brilhante, bah!

O Zakk Wylde sim, é o verdadeiro Guitar Hero , o último da sua espécie. Muita água já correu por baixo da ponte desde que um jovem rapaz loiro se transformou num autêntico urso montanhês, um misto de Redneck , White Trash e Lenhador com o qual asseguro que ninguém quererá meter-se. E um excelente guitarrista. Um dos melhores. 

O sonho começou há muito tempo atrás, em 1987, quando um ainda imberbe Zakk arriscou-se a fazer uma audição para guitarrista da banda do Ozzy Osbourne . O Ozzy pode ser o Príncipe das Trevas e comer morcegos ao pequeno-almoço, mas se existe alguém com um Anjo da Guarda, é mesmo ele. Mas a fatal perda do prodigioso Randy Rhoads era algo que nunca conseguira ultrapassar. Nessa altura o Ozzy atravessava uma fase de total dependência de Álcool e Drogas, parecendo uma anedota de si próprio, mas a chegada do jovem Zakk representaria muito mais do que um jovem e talentoso guitarrista que reproduzia fielmente os solos do Randy Rhoads . O Ozzy encontrara nesse momento o seu braço direito e um amigo para a vida!

Seria então ao serviço do Príncipe das Trevas que o Zakk ficaria mundialmente famoso e a sua Gibson Les Paul personalizada como um alvo e sobretudo os seus típicos harmónicos tornar-se-iam para sempre na sua imagem de marca. Mas Zakk, para além de um exímio executante das seis cordas, revelou-se também um grande compositor. "No Rest For The Wicked" (1988) , o seu primeiro trabalho com o Ozzy, apesar de revelar já o seu enorme potencial, acabou por passar ao lado e a verdade é que o Madman estava a afundar-se cada vez mais e a concorrência mais jovem, na figura de bandas como os Guns N'Roses e os Metallica não se compadeceria com isso.

O apoio do Zakk como amigo foi fundamental para a recuperação do Ozzy (o artista e o homem) e quando este "renasceu", mais magro e saudável, trouxe também um dos melhores discos que assinou em nome próprio: "No More Tears" (1991). O outrora sombrio e não poucas vezes ridículo Ozzy surgia agora como um homem novo, exorcizando os seus demónios e enterrando o seu passado, através de excelentes canções, algumas delas Singles de sucesso, como a "Mama I'm Coming Home" e a "Road to Nowhere" . De notar o soberbo solo do Zakk no tema título...

Foi na ressaca do sucesso deste disco e da célebre "falsa" última digressão do Ozzy que o Zakk surgiu com o seu primeiro projecto próprio: Os Pride & Glory . Foi aqui que ele revelou a sua verdadeira paixão. Mais do que adorar os Black Sabbath e o Randy Rhoads , o seu "verdadeiro amor" era mesmo o Southern Rock de bandas como os Lynyrd Skynyrd e os Allman Brothers . O jovem guitarrista chegou mesmo a partilhar o palco com estes últimos, quase evocando o fantasma do falecido Duane Allman (neste momento celebra-se o 40º aniversário da sua morte). Deste modo, teve uma estreia em grande, apresentando-se igualmente como um razoável cantor e frontman , com temas fortes como o potente "Horse Called War" .

Agora o nome Zakk Wylde já valia por si próprio e a Gibson já o via como um potencial embaixador da marca. Por essa altura, os Guns N' Roses começavam a viver as primeiras convulsões, com a saída do Izzy Straddlin , que apesar de discreto, havia sido um dos principais compositores da banda. Um dos mais fortes rumores que correram foi o de que o Zakk ingressaria nos Guns, algo que a acontecer seria fantástico, com a junção de uma dupla de guitarristas no mínimo, espectacular!

Claro que isso seria bom demais e o "poleiro" seria pequeno para ambos. Contudo, os dois brilhariam num espectacular "duelo" numa celebração da Gibson . Entretanto, aproveitando um hiato na carreira do "padrinho", que andava ocupado com a ressurreição dos Black Sabbath , Zakk embrenhou-se naquele que viria a ser o seu Full Time Job : os Black Label Society . Uma mistura explosiva de Heavy /Southern Rock movido a Riffs e como o nome da banda sugeria, litros e litros de álcool. 

O Zakk continuou a conciliar o trabalho da sua banda com o de guitarrista do Ozzy, chegando mesmo a partilhar o mesmo cartaz na célebre digressão Ozzfest , mas esta situação foi-se tornando gradualmente insustentável.

Os Black Label Society começaram a ganhar relevância, sobretudo a partir do aclamado "Blessed Hellride" (2003) e as constantes aventuras do Ozzy e a caricata Sitcom "The Osbournes" acabaram com a sua paciência e chegou o momento de dedicar-se de corpo e alma á sua própria banda. "Dedicação" é mesmo a palavra apropriada. Desde que foram formados, em 1998, os Black Label mantiveram uma produção impressionante de quase um disco por ano, entre trabalhos de estúdio, ao vivo e compilações, contando ainda com dois álbuns em nome próprio, colaborações com o Derek Sherinian (ex- Dream Theater ). Entre o potente e característico Rock "sem espinhas", ele demonstraria ser um músico bastante multifacetado: nos álbuns "Book of Shadows" (1996) (em nome próprio) e "Hangover Music Vol VI" (2004) , aventurou-se por paisagens bucólicas e acústicas, chegando mesmo a surpreender com uma bela Cover do clássico "A Wither Shade of Pale" dos Procol Harum , ao piano.

O Príncipe das Trevas ainda contaria com o apoio do Zakk no seu regresso com o álbum "Black Rain" (2007) e na consequente Tour de promoção, mas esta seria a última, tendo já sido substituído pelo talentoso guitarrista Grego Gus G (Firewind) , com quem curiosamente tive a oportunidade de trocar umas palavras e inclusive um autógrafo na última edição do Festival Ilha do Ermal!

Ele bem podia ter seguido um caminho mais fácil, mas ainda que a sua música não seja "transcendental", tem feito mossa com os seus Black Label Society , como podem comprovar no seu álbum mais recente, "Order Of The Black" (2010) , um verdadeiro petardo sonoro, um dos melhores da colheita do ano passado! 

Um Guitar Hero não pode ser avaliado apenas pela sua técnica, pois existem muitos guitarristas que são bastante exímios, mas falta-lhes aquele "Algo". O Slash, por exemplo, é um Guitar Hero . O Zakk Wylde pode não ser tão famoso e carismático, mas também tem direito às coisas típicas associadas aos Super Heróis: É uma figura importante no jogo Guitar Hero ; existem Cartoons e Action Figures com a sua imagem; continua a ser muito votado nas listas de melhores guitarristas; é possível comprar uma miniatura da sua famosa guitarra e para quem tiver unhas para ela e principalmente, muito dinheirinho, existe uma Gibson Les Paul Zakk Wylde Custom á venda e pode ser exagero, mas até já vi uma Harley Davidson Zakk Wylde Chopper !!!

Numa altura em que andam por aí uns Abutres apregoando a morte do Rock , nada melhor do que um tipo duro como ele para dar-lhes um "tratamento" á maneira. Pássaros abelhudos, fixem bem os círculos daquela guitarra que vem na vossa direcção, pois será a última coisa que verão! Zakk Wylde, the Last Guitar Hero . Rock On Dudes!!

Sem comentários:

Enviar um comentário